sexta-feira, 7 de agosto de 2009

ATITUDES VENCEDORAS

O que caracteriza uma atitude vencedora?
Atitude Vencedora, reside na capacidade que somente elas possuem de nos conduzir ao sucesso, à felicidade e, sobretudo, à auto-realização. Atitude vencedora é aquela que rompe com nosso modelo anterior e nos aproxima do nosso estado realizado, de plenitude das nossas potencialidades concretizadas. São escolhas que ampliam nossos horizontes e percepções, transformando gradualmente nosso comportamento de forma construtiva, assertiva e realizadora.
Quando um profissional procura atitudes vencedoras para concretizar uma carreira de sucesso, o que é mais importante: observar os exemplos de fora, ou olhar para dentro, procurando um potencial adormecido?
Ambas são importantes. Focar excessivamente a apenas uma delas revela um grande engano. Equivale a uma empresa que só faz benchmarking e esquece de utilizar suas próprias boas idéias. Quanto mais holística (integral) é a nossa visão sobre um determinado fenômeno, maior será a nossa compreensão dele. Na construção do sucesso, devemos estar atentos a nossas potencialidades, observando as particularidades do nosso comportamento, da nossa forma de pensar e confronta-las de maneira reflexiva com os exemplos externos que a vida e a história nos concedem. Uma pessoa de sucesso considera os exemplos e contribuições externas, mas busca viabilizar um caminho próprio com base nas particularidades do seu ser.
Existe alguma dica especial para aqueles que têm uma dificuldade particular em vencer o medo do desconhecido? como nos preparar para as mudanças?
Em primeiro lugar, devemos considerar que tudo (até mesmo o que nos parece muito familiar) é em realidade, desconhecido. O essencial se aprende por último.
A armadilha da experiência nos faz acreditar no que já conhecemos, esquecendo que, na maior parte das vezes nós conhecemos apenas parcialmente a realidade. O medo do desconhecido é extremamente natural e para lidar com ele devemos perceber que a mudança é também a coisa mais natural no universo, como dizia Heráclito: “Nada é eterno, somente a mudança”. Quanto mais nos conscientizamos de que tudo na vida é mudança, menos teremos a necessidade de implanta-las no ritmo crescente imposto pelo mundo moderno.
O sucesso de qualquer estratégia depende da capacidade de assumir riscos. Mas qual a diferença entre assumir e correr riscos?
Corremos risco quando nos expomos a ele sem conhecer todas as informações necessárias para gerenciá-los. Assumimos riscos quando, de maneira lúcida, chamamos para nós a responsabilidade de enfrenta-los e desenvolve-los sob a ótica profissional da obtenção positiva de resultados. Um pára-quedista, ao realizar um salto, assume riscos; um leigo quando salta de pára-quedas corre o risco, pois não está preparado para o desafio.
Assumir riscos é sempre uma atitude que prima pela ousadia e competência, já correr risco é, normalmente, uma atitude baseada em ingenuidade ou precipitação.
O que é possível fazer para desenvolver o capital intelectual de uma equipe ou empresa?
Primeiramente devemos construir uma visão compartilhada e um objetivo comum. Toda e qualquer tentativa de desenvolvimento de equipes que não se caracterize por esta condição a priori está fadada ao fracasso. Partindo da visão compartilhada é preciso, através da liderança, motivar, estimular e “mentorar” (agir como mentor) um a um, todos os membros da equipe.
Pessoas diferentes pedem estímulos e acompanhamento diferenciados para obter desempenho máximo. O exemplo é fundamental. As palavras convencem, mas o exemplo arrasta! Através da força do exemplo conseguimos construir uma atmosfera voltada ao desenvolvimento dos capitais humanos, entre eles: o capital intelectual.

Qual a diferença entre ser um profissional criativo e ser inovador?
Criatividade e inovação são conceitos diferentes. Criatividade é uma característica humana, inovação é uma competência adquirida de agir criativamente, visualizando e aproveitando oportunidades, agregando valor e incrementando possibilidades. As empresas estão repletas de pessoas criativas, mas nem sempre inovadoras. Enquanto a criatividade pensa as coisas de uma nova maneira, a inovação faz profissionalmente coisas novas. Um profissional inovador faz coisas novas que agregam valor, transcendem paradigmas e implantam o novo em nível qualitativamente superior ao “velho”.
Qual é exatamente o papel da inovação?
Inovação é a tônica de um mercado que se encontra saturado dos processos e mecanismos desgastados (leve 3 e pague 2). A sedução reside no novo. A curiosidade e o desejo de experimentação são poderosos apelos na mente dos consumidores. Imagine o prazer de experimentar um novo produto, especialmente se este ainda não se encontrava disponível sob medida às suas necessidades. Por isso a industria de cosméticos está investindo firmemente nas linhas étnicas. As diferentes etnias compõem um universo mercadológico que vinha sendo atendido com “genéricos”. Esse mercado antes subestimado, agora é encarado com excelentes resultados, só possíveis em virtude das atitudes de profissionais inovadores.
Quais as atitudes vencedoras que se espera de um profissional de vendas?
Atitudes são escolhas, quanto mais claras, objetivas e focadas forem as nossas escolhas maiores serão os índices obtidos de sucesso, felicidade, realização. O que se espera de um bom profissional de vendas é que transforme o conjunto de suas atitudes em atitudes vencedoras. Um profissional de vendas é um agente de negócios e como tal deve desenvolver atitudes que primem pelo desenvolvimento de suas habilidades interpessoais, com especial ênfase na comunicação, negociação e relacionamento. Devem saber fazer com excelência a ponte entre produtos, serviços, conceitos, marcas, pessoas, necessidades e percepções. Em suma, espera-se de um bom profissional de vendas que realize sempre as melhores escolhas, aquelas que o direcionam para a auto-realização e ao mesmo tempo agregam valor à vida das outras pessoas, pois sucesso é um esporte coletivo.

Um comentário: